Previsão do TJSE é realizar 1.332 audiências de conciliação nesta semana

Compartilhe

Deverão ser realizadas nas Varas e Comarcas de Sergipe, até sexta-feira, 1.332 audiências durante a Semana Nacional de Conciliação. O principal objetivo é atingir a Meta 2 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa julgar todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. Neste primeiro dia muita gente compareceu ao Fórum Gumersindo Bessa para as audiências.

Segundo o Juiz Corregedor Marcel de Castro Britto, estão sendo realizadas audiências em Aracaju e também no interior, nas Varas e Comarcas com o maior número de processos distribuídos antes de 2006. "A conciliação é uma oportunidade que o Judiciário concede às partes de sentarem numa sala de audiência, frente a frente, perante seus advogados, para tentarem entrar em um acordo, solucionando o processo amigavelmente, através de uma conversa", explicou o Juiz.

A maioria das audiências refere-se a processos de indenizações, reparação de danos, danos patrimoniais, separações, divórcios e inventários. Além da semana dedicada à conciliação, o Tribunal de Justiça de Sergipe tem, desde janeiro de 2007, uma Central somente para esse fim, localizada no Fórum Gumersindo Bessa. "A conciliação hoje em dia é muito incentivada por todos os Tribunais porque é uma forma de solução rápida de todos os litígios", acrescentou o magistrado.

O advogado Hamilton Santana esteve ontem na 2ª Vara Cível para uma das quatro audiências da tarde. "Esta semana terei cerca de dez audiências de conciliação. A grande maioria na área de família, ações de alimentos, sucessão e algumas na área de contratos", informou. Para ele, a iniciativa do CNJ deve ser aplaudida, porém o mais importante é que os processos sejam resolvidos a contento das partes.

"Para que isso dê resultado, ao meu ver, seria importante que as partes comparecessem com o espírito efetivo de conciliar ou só será perda de tempo. Como advogado, eu espero que meus processos tenham um fim", opinou Hamilton. As audiências acontecerão até sexta-feira, dia 18, das 14 às 17h30.

 

 Fonte:TJSE