Programa Integrar promove alinhamento entre gabinetes e secretarias

Compartilhe

Discutir e buscar soluções para o alinhamento das atividades desenvolvidas pelos gabinetes e secretarias do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Essa foi a tônica do encontro realizado esta semana entre secretários e assessores do Tribunal. O encontro foi uma iniciativa do Programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem identificado a falta de interação entre os atos realizados pelos setores nos estados trabalhados, o que tem prejudicado a prestação adequada dos serviços. 

Essa falta de conexão reflete um modelo de Judiciário lento, com baixa produtividade e que não mais atende às demandas sociais. Atento a essa problemática, o Programa Integrar iniciou suas atividades no estado de Alagoas focado em criar alternativas para solucionar os entraves que se repetem na justiça de outras unidades da federação, promovendo a aproximação e a melhoria do fluxo das atividades intersetoriais.

O evento serviu para apresentação de ferramentas que melhoram fluxo de documentos e a troca de informações, já que foi constatado que há uma grande quantidade de processos parados nas secretarias e gabinetes, resultado da falta de gestão e sintonia dos setores, bem como demonstrar o papel que cada unidade deve ter para reformulação de um modelo de justiça mais célere.

Diante desse quadro, a capacitação buscou retratar como o gerenciamento dos trabalhos contribui para organização e uniformização dos atos praticados entre os gabinetes e secretarias, ressaltando as competências dos escrivães e assessores, com foco no planejamento conjunto e nos resultados que se espera atingir para melhoria do atendimento à população. Para que o trabalho alcance dimensões maiores, num segundo momento os juízes também serão envolvidos nesse processo de discussão.

 

 

FC/SR

Agência CNJ de Notícias