Aproximadamente 70% dos processos a que se refere a Meta de Nivelamento 2 do Conselho Nacional de Justiça, existentes em 31 de junho deste ano, já foram julgados pelo Judiciário do Amapá. Essa informação é resultado da posição do processômetro do Tribunal de Justiça do Amapá, localizado no site ( www.tjap.jus.br ).
De acordo com o medidor de processos, já somam nove as unidades do Judiciário do Amapá que atingiram 100%, com eficiência, os trabalhos da Meta 2. Dentre as quais se destacam: a Turma Recursal e os Juizados Norte, Sul e Central da Comarca de Macapá; a 2ª Vara Criminal e os Juizados Cível e Criminal da Comarca de Santana; a 1ª Vara e a Vara da Infância e Juventude e os Juizados Especiais Cível de Laranjal do Jari, e a Comarca de Vitória do Jari.
O quadro geral apresentado pelo processômetro, indica que o empenho dos magistrados e de suas equipes de trabalho tem sido determinante para a resolução de muitos casos. Tem sido uma verdadeira “Maratona Processual”, denominação carinhosamente atribuída pelos envolvidos.
Alguns juízes das Comarcas interioranas, por exemplo, procuram as partes, em suas próprias residências, para realizarem as conciliações e resolverem seus débitos, tudo isso, já antecipando a Semana Nacional da Conciliação, marcada para o período de 07 a 11 de dezembro deste ano.
O Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, Corregedor-Geral da Justiça do Amapá, satisfeito com os avanços, antecipa as congratulações pelo empenho constatado e parabeniza juízes e serventuários. “O nível dos trabalhos está muito bom, queremos na Semana da Conciliação estar bem próximos de concluir a Meta 2”.
Fonte: TJAP