Nesta quarta-feira, TRT8 inaugura sustentação oral por videoconferência em Santarém

Compartilhe

Nesta quarta-feira (24/11), a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região(PA/AP) realiza sua primeira sessão pelo sistema de videoconferência direto para o município de Santarém, Pará. Em Santarém, na sala do jurisdicionado da 2ª Vara do Trabalho, um monitor de TV exibirá as imagens direto da sala de Sessões do TRT, em Belém. Da capital, os desembargadores poderão se comunicar com os advogados na cidade do Tapajó.

Esse novo serviço diminui a distância e facilita o acesso à Justiça, principalmente na região Amazônica. A inovação é um valor institucional do TRT8ª. O projeto de sustentação oral por videoconferência está alinhado à meta nº 6 do Planejamento Estratégico do TRT8, que objetiva “reduzir para 12% a taxa de congestionamento na fase de conhecimento, em 1º e 2º grau, até dezembro de 2013”.

Com essa nova ferramenta, os advogados terão a possibilidade de fazer sustentação oral nos autos, pela via virtual, o que dispensa a necessidade da presença física na sede do TRT8, uma economia de tempo e recursos. O sistema também poderá ser utilizado para que os servidores e magistrados possam participar de cursos de capacitação e reuniões de trabalho, assim, evitando gastos no serviço público com deslocamento, hospedagem e manutenção do pessoal em atividade.

A Vice-Presidente do TRT8, Desembargadora Odete de Almeida Alves, estará em Santarém para participar da transmissão da sessão da 2ª Turma.A 2ª Turma do TRT8 é composta pelos desembargadores Vicente José Malheiros da Fonseca (presidente), Luiz Albano Mendonça de Lima, José Edílsimo Eliziário Bentes, Elizabeth Fátima Martins Newman e pela Juíza convocada Maria de Nazaré Medeiros Rocha.

A nova tecnologia disponibilizada pelo Regional, já está em vigor desde 10 de agosto, após uma sessão realizada entre a Sala de Sessões da 1ª Turma, em Belém/Pará, e o Fórum Trabalhista de Macapá/Amapá. Além de Macapá, a cidade de Paruapebas (Pa) também já está com o sistema disponível.

 

Fonte: TRT 8