O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito (TRE-DF) não realizará recadastramento biométrico de eleitores, uma vez que não utilizará o sistema biométrico de identificação nas Eleições Gerais de 2010. Já os eleitores com título eleitoral de outras localidades deverão ficar atentos, pois o recadastramento é obrigatório. Para este ano, 51 municípios de 19 estados adotarão o sistema biométrico de identificação. Para saber se no município onde tirou o título haverá eleição pelo novo sistema, o eleitor deverá acessar a página principal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), ou a do TRE-DF (www.tre-df.gov.br).
A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão. A Justiça Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impressão digital na hora da votação.
Em 2008, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). Agora, os 1.122.886 eleitores de 51 municípios, também serão identificados pelas impressões digitais nas eleições de 2010. Todos eles estão convocados pela Justiça Eleitoral para recadastramento obrigatório, com essa finalidade.
O recadastramento ocorre em conjunto com a revisão de eleitorado, dependendo de previsão orçamentária. Os municípios que passarão pelo recadastramento estão distribuídos em 19 estados brasileiros e foram indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. A expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.
Fonte: TSE