Maranhão já emitiu 381 certidões pelo novo padrão

Compartilhe

Em menos de uma semana após a implantação do Gerador de Certidões, foram expedidas no estado do Maranhão 381 certidões de nascimento adequadas ao novo padrão determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O atendimento é feito por sete servidores que se revezam nos turnos da manhã e tarde no horário de 7h às 19h sem intervalo para almoço. A prioridade são as gestantes, deficientes e pessoas com crianças de colo. A diretora geral da Corregedoria, Sumaya Heluy, visitou as instalações da central nesta quinta-feira, (7/01), para constatar a eficácia dos serviços. Somente nas primeiras horas da manhã foram emitidas mais de 30 certidões.

Tratamento humano – O garçom Jamilson Barros tirou o registro do sobrinho de três meses de idade e se mostrou satisfeito com o serviço. “Fui atendido em tempo viável e de forma humanitária. São poucos os locais em que recebemos este tipo de atendimento. Os responsáveis estão de parabéns”, afirmou, já com o documento em mãos, que agora exibe, além da data do nascimento da criança, o dia da semana correspondente.

A tiragem para a expedição do documento é de aproximadamente 15 minutos. São realizadas rápidas entrevistas com os interessados e a verificação dos documentos necessários, após a confirmação dos dados eles são digitados no sistema e a certidão é emitida na hora, gratuitamente.

A implantação do novo modelo de certidão está determinada pelo CNJ desde abril do ano passado, mas entrou em vigor no dia 1º de Janeiro. Segundo a representante da Central de Cidadania, Giselle Penha, os funcionários trabalharam em regime de plantão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro a fim de não haver a interrupção do serviço.

A coordenadora de Atividades Especiais da Corregedoria, Lucileide Ribeiro Dias, informou que nesta sexta-feira, (8/01), não haverá atendimento ao público para que seja instalado o sistema definitivo para a expedição das novas certidões. O atendimento nos postos das maternidades também estará suspenso e retornará as atividades normais na segunda-feira, (11/01), das 8h às 18h.

Aproximadamente 80 pessoas são atendidas diariamente nas unidades de segunda à quarta, quando o local recebe crianças e adultos, e cerca de 40 pessoas nas quintas e sextas, quando o serviço é exclusivo ao registro de crianças.

 

Fonte: Assessoria de comunicação do TJMA