TRT-MA tem 21 inscritos no curso de gestão do CNJ

Compartilhe

Juízes e servidores da Justiça do Trabalho do Maranhão, no total de 21 pessoas, estão inscritos no curso a distância “Gestão de Pessoas e de Processos”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a participação no curso, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) cumpre a meta de nivelamento 6 do ano de 2009, do CNJ, que busca capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas.

As atividades, iniciadas no dia 5 deste mês, vão até o dia 17 de maio. A inclusão do judiciário trabalhista maranhense nessas atividades atende também à proposta do Projeto Qualificar, contemplado no planejamento estratégico que está sendo implantado pela presidência do TRT-MA, e que vai orientar a atuação das unidades administrativas e judiciais da instituição nos próximos cinco anos.

O curso on-line é direcionado a administradores das unidades judiciárias, escrivães e chefes de secretaria e servidores que atuem na área de gestão estratégica. Da Justiça do Trabalho do Maranhão estão inscritos juízes, diretores de secretaria das Varas da capital e do interior, chefes de unidades e de serviços do TRT, além de gestores de projetos.     

Para o juiz do trabalho substituto Fernando Luiz Duarte Barboza, um dos participantes do curso do CNJ, a aplicação das lições oferecidas é essencial para o sucesso do planejamento estratégico do TRT-MA. O magistrado, que atualmente exerce a titularidade da Vara do Trabalho de Bacabal, destacou que, conforme ensinamento ministrado no curso, o modelo de gestão de pessoas é subsidiado por recursos tecnológicos, logísticos e financeiros, por um banco de talentos integrado à educação corporativa, pelas diretrizes estratégicas onde se insere o estilo de liderança e, ainda, por instrumentos de competência e desempenho. “Todos esses elementos, se alinhados, integrados e monitorados por indicadores gerenciais de resultados, devem contribuir para o desempenho da instituição e para a desejada mudança de performance”, enfatizou o juiz.

Na opinião do diretor da 1ª Vara de Trabalho de São Luís, Noredim Oliveira Reuter, a atividade on-line contribui principalmente para quem trabalha nas varas, pois não precisa se deslocar para treinamentos presenciais.” O curso Gestão de Pessoas e de Processos vai contribuir para a melhoria da gestão na unidade onde atuamos”, disse. Esse é segundo curso a distância que o servidor faz. O primeiro foi “Gestão de Conflitos”, realizado no ano passado, uma atividade do “Projeto Rompendo Distâncias”, implantado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

Fonte: TRT da 16ª Região (Maranhão)