A modernização do judiciário e a importância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) norteiam a palestra que o conselheiro Jefferson Kravchychyn ministra hoje, às 19h, na Universidade do Contestado, em Canoinhas (SC). Voltada para advogados, professores e alunos da instituição, a apresentação busca dar mais visibilidade ao CNJ e ao seu papel institucional.
“O CNJ é o instrumento mais moderno criado na Justiça nos últimos anos. Está voltado à reformulação de quadros e meios no Judiciário, sobretudo no que se refere ao controle e à transparência administrativa e processual”, explicou Kravchychyn, um dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na composição do Conselho. Segundo ele, a população precisa saber que o conselho existe e que é um canal disponível.
A palestra integra uma série de apresentações que os conselheiros têm feito sobre o Conselho Nacional de Justiça em todo o País. São palestras em universidades, associações de magistrados e seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Nessas visitas também trocamos experiências, o que ajuda muito no trabalho. Tudo fica mais fácil quando você conhece de perto o objeto do seu trabalho”, ressalta Jefferson Kravchychyn.
Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, o CNJ é um órgão do Poder Judiciário cuja atuação visa aperfeiçoar a prestação jurisdicional, mediante ações de planejamento, coordenação e controle administrativo.
CN/MM
Agência CNJ de Notícias