O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, iniciou na última semana, em parceria com o Sebrae, o curso de Customização de Camisas e Produtos para a Copa destinado a detentos e egressos do sistema prisional. A iniciativa faz parte do Programa Começar de Novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o intuito de promover a ressocialização de presos e egressos do sistema carcerário. As camisetas customizadas no curso serão comercializadas, a fim de gerar renda aos participantes.
No Amazonas, o curso é promovido em parceria com o Sebrae no terceiro andar do Fórum Ministro Henoch Reis, em Manaus (AM). No primeiro dia da formação, que teve início na quarta-feira (09/06) estiveram presentes 15 participantes: três cumpridores de livramento condicional, seis cumpridores de pena no regime aberto e seis cumpridoras de pena de limitação de fim de semana.
Este é um projeto piloto que deverá atender outras cinco turmas até o fim do ano, com tema a ser definido a partir da necessidade levantada. Desenvolvido pelo Judiciário em todo o país, o Começar de Novo engloba ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, de modo a concretizar ações de cidadania e promover redução da reincidência.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJAM