A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Maranhão está realizando a segunda etapa de viagens para coleta de dados de bens patrimoniais das comarcas do estado. O projeto Inventário das Comarcas vai visitar, até 16 de julho, Imperatriz, João Lisboa, Senador La Rocque e Amarante. Servidores da CGJ percorrerão cerca de 1.400 km para concluir a nova fase de trabalho.
O Inventário das Comarcas traz novidades em sua versão 2010. A principal delas é a inclusão dos relatórios de viagens nos sites do Tribunal de Justiça e Corregedoria, com consulta aberta ao cidadão. Os dados de Açailândia, Porto Franco, Estreito, Montes Altos, Buriticupu e Itinga podem ser conhecidos a partir do link ‘Acesso Rápido/Inventário das Comarcas’.
Os questionários não se prendem mais a informações sobre a quantidade e o estado físico de móveis e equipamentos. Foram incluídos os campos ‘Solicitações recebidas’, ‘Demandas identificadas’ e ‘Melhorias de processo’.
O desembargador-corregedor Antonio Guerreiro Júnior diz que o inventário atual é mais abrangente em relação a projeto iniciado em 2008, quando recebeu a denominação Corregedoria Itinerante. Os dados obtidos, segundo ele, vão embasar o planejamento estratégico do TJMA e mostrar um perfil mais realista das comarcas maranhenses.
Presença ou não dos juízes na comarca visitada, armas encontradas no fórum, necessidade de novo prédio ou reforma e o quadro atual de servidores são tópicos que passaram a constar do inventário. A falta de segurança no prédio e as deficiências quanto ao sistema energético também merecem a atenção dos coletores de dados.
Até o final do ano a Corregedoria terá diagnóstico completo de 24 comarcas, incluindo as que têm mais de uma vara instalada. A elaboração do inventário foi entregue à Coordenação Administrativa da CGJ.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral do TJMA