O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entrega nesta terça-feira (17/8) na sessão plenária, o selo do programa Começar de Novo à Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), ao Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) e ao Instituto Liberty. As entidades contribuíram para o programa e cumpriram os requisitos definidos pelo CNJ.
A Anamatra contratou um egresso como auxiliar de serviços gerais da associação. Já o Ibimm conta com quatro egressos: um caseiro, um instrutor de ecoturismo e dois auxiliares de escritório. O instituto também abriu seis vagas para presos – dois auxiliares administrativos, dois auxiliares de escritório, um contador e um auxiliar de turismo. O Instituto Liberty ofereceu uma vaga para montador e promoveu a oferta de 144 vagas de cursos de capacitação.
Ainda na sessão plenária desta terça-feira será assinado o termo de cooperação entre o CNJ e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Com o convênio, o Confea efetiva a implantação do programa de reinserção social de presos, egressos, cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como de adolescentes em conflito com a lei, por meio do incentivo ao trabalho e à profissionalização. O programa Começar de Novo reúne um conjunto de ações culturais, educativas, de capacitação profissional e de inserção no mercado de trabalho.
O termo tem entre suas obrigações estabelecer parcerias com outras instituições e organizações e orientar os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia para que colaborem com o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário/CNJ na fiscalização das obras de novos presídios.
O Programa Começar de Novo foi lançado em 28 de dezembro de 2008 pelo CNJ e o Supremo Tribunal Federal. Em outubro de 2009, o plenário do Conselho aprovou a Resolução n. 96, que institucionalizou o Começar de Novo no Poder Judiciário e criou o Portal de Oportunidades. O portal(https://www.cnj.jus.br/comecardenovo/index.wsp) disponibiliza vagas de trabalho e cursos de capacitação oferecidos pelas empresas parceiras do programa. Os interessados em obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: comecardenovo@cnj.jus.br ou pelo telefone (61) 3217-6789.
CR/EN
Agência CNJ de Notícias