A Semana Regional de Conciliação, organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), já possui mais de 500 solicitações de audiências. Os números representam os pedidos realizados até o final do mês de agosto e somam cerca de 750 requerimentos de inclusão de processos em pauta. O evento tem início nesta segunda-feira (13/9) e se estenderá até o dia 17 de setembro.
O movimento tem como objetivo solucionar de maneira pacífica e célere processos que tramitam na Justiça do Trabalho, utilizando a figura do conciliador, que propõe um acordo entre as partes. “Essa edição regional tem a finalidade de cumprir a Meta 3, que é priorizar os processos na fase de execução”, afirmou a coordenadora da Comissão de Conciliação do TRT-21, juíza Joseane Dantas dos Santos. A Meta 3, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê a redução, em pelo menos 10%, do acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, do acervo de execuções fiscais.
A estrutura para a realização da jornada vai obedecer à experiência utilizada no ano passado, em que mesas e cadeiras foram disponibilizadas no átrio das Varas do Trabalho para que servidores, advogados e partes possam buscar um entendimento em um ambiente mais informal e descontraído. Cerca de 200 pessoas, entre servidores, juízes e conciliadores, estarão envolvidos no processo. “Esperamos que as partes respondam a esse chamado e que venham a justiça tentar resolver suas pendências”, destaca a magistrada.
A expectativa é que os resultados desta Semana de Conciliação sejam tão positivos quanto os alcançados nas edições regional e nacional que aconteceram em 2009. “Ano passado tivemos resultados muito bons e esperamos repeti-los ao até mesmo superá-los nesta nova edição”, afirmou o presidente do TRT-21, desembargador José Barbosa Filho. A edição nacional da Semana de Conciliação, realizada em dezembro de 2009, arrecadou mais de R$ 12,5 milhões para o pagamento de reclamantes.
Fonte: Ascom TRT21