O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcará presença no Seminário Justiça Previdenciária, programado para acontecer a partir desta quinta-feira (14/10) em Porto Alegre (RS), por meio de palestra do conselheiro Jefferson Kravchychyn. O conselheiro será o responsável por um dos painéis do evento, no qual abordará a questão da privatização da previdência do servidor público.
O seminário é promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceira com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e contará com a participação de magistrados, autoridades e especialistas no setor. Estão previstos, entre os temas a serem abordados, a questão da autossustentabilidade financeira dos regimes próprios de previdência dos servidores; o financiamento público estatal do Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS) e a privatização da previdência do servidor público.
Privatização – O evento abordará, ainda, bons exemplos observados em outros países, como a experiência de privatização no Chile e na Argentina. Outro painel terá como principal discussão o déficit previdenciário brasileiro. O evento acontecerá até sexta-feira (15/10) no Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).
Confirmaram presença, além do conselheiro do CNJ, parlamentares e especialistas diversos, como o diretor do departamento dos RPPS (vinculado ao ministério da Previdência), Delúbio Gomes Pereira da Silva; o coordenador-executivo do Núcleo Atuarial de Previdência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o atuário Benedito Cláudio Passos; a doutora em Economia, professora da UFRJ e a diretora-adjunta de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Denise Gentil.
Hylda Cavalcanti
Agência CNJ de Notícias