Os advogados que tiverem interesse em participar da Semana Nacional da Conciliação, que acontece no Poder Judiciário Estadual, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, podem solicitar agendamento de audiências de conciliação para os seus clientes diretamente nas varas ou comarcas.
De acordo com a coordenação do mutirão, para solicitar o agendamento das audiências, basta o advogado procurar o juiz da respectiva vara ou comarca com a lista dos processos em que entendem que haja possibilidade de realização de acordos, para que o magistrado possa agendar esses processos para o período do mutirão.
Além da participação dos advogados, a presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já havia recomendado a todos os juízes que marcassem o maior número possível de audiências para o período do mutirão priorizando aqueles em que houvesse uma maior possibilidade de acordo.
A justiça estadual realiza a semana da conciliação organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde o ano de 2006. A grande novidade deste ano são os mutirões temáticos que acontecem na sede do Tribunal de Justiça, nas áreas de telefonia, energia elétrica e planos de saúde. A idéia é dar mais visibilidade à Semana da Conciliação e tentar realizar o maior número possível de acordos. Na área de telefonia já foram agendadas cerca de 380 audiências no TJES.
Na área de família, a maior parte das audiências da Semana da Conciliação vai se concentrar no Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Maruípe, em Vitória, e nos Fóruns de Vila Velha e de Cariacica.
As dúvidas com relação à Semana Nacional da Conciliação no Poder Judiciário do Espírito Santo podem ser esclarecidas no telefone: (27) 3334-2712.
Fonte: TJES