TJBA contabiliza bons resultados em processos de conciliação

Compartilhe

A Semana de Conciliação no estado da Bahia já contabiliza números favoráveis. Das 6.163 audiências realizadas em todo o estado já foram firmados 3.604 acordos, o que representa 58% de sucesso, segundo dados da Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia (COPPEMC). O número de audiências realizadas também é considerado positivo. Alcança a marca de 61%, considerando as 9.971 audiências designadas.

 

Por conta dos inúmeros processos inscritos neste período de Conciliação o Tribunal de Justiça está realizando 2 semanas dedicadas a causa da pacificação social. O mutirão pela conciliação começou no início da semana e seguirá até o dia 3 de dezembro.

Em Itaberaba (BA), na Chapada Diamantina, a 274 quilômetros da capital, os corredores do Fórum Desembargador Hélio Lanza ficaram ainda mais movimentados pois a comarca inscreveu o segundo maior número de processos para a Semana Nacional de Conciliação na Bahia, ficando atrás apenas de Valença. Prevalecem os processos  que envolvem as Varas da Fazenda Pública, Crime ou Cível.

Ely Leão Santana, de 70 anos, compareceu à Vara da Fazenda Pública e resolveu uma pendência antiga, de 1996, referente a  inadimplência com o IPTU. Através da conciliação realizou uma negociação em que o débito foi parcelado em 12 parcelas mensais de R$ 76,77.

“Foi rápido e fui muito bem atendido. Quando tem acordo é comigo”, elogiou Ely, com um sorriso largo no rosto, ao fim da audiência conciliatória.
 

Fonte: TJBA