Mais de 2,5 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Foram homologados 762 acordos no valor total de quase R$ 500 mil. “E esse número será ainda mais significativo”, garante a desembargadora Socorro Guedes, corregedora-geral de Justiça e coordenadora do evento pelo TJ-AM. Estão agendadas para esta semana cerca de 11 mil audiências, com a expectativa de conciliar pelo menos 50% desse total.
Em números absolutos, os campeões de acordo neste primeiro dia foram a 9ª Vara Familia da capital, 2ª Vara do Juizado Especial Cível e a 19ª Vara do Juizado Especial Criminal. Só o núcleo de Conciliação das Varas de Família e seu Pólo Avançado, que são diferenciados por já terem sido concebidos com a finalidade do acordo, homologaram, juntos, 135 sentenças conciliatórias.
O resultado foi comemorado pelos coordenadores do evento, e na opinião da desembargadora Socorro Guedes, a cada nova Semana de Conciliação, o TJ-AM se aparelha para consolidar a cultura do acordo, não só no decorrer do evento mais ao longo de todo o ano.
Fonte: TJ-AM