Milton Nobre participa de mobilização pela conciliação na Bahia

Compartilhe

O conselheiro Milton Nobre, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esteve em Salvador nesta quarta-feira (01/12) para acompanhar os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação em algumas unidades judiciárias da capital baiana. Na 30ª vara dos feitos relativos às relações de consumo, cíveis e comerciais, localizada no Shopping Baixa dos Sapateiros, no centro de Salvador, o conselheiro conversou com o magistrado titular da vara, Joséfison Silva Oliveira, acompanhou o trabalho de servidores, conciliadores, voluntários e estudantes, e percorreu as mesas de conciliação para observar a realização das audiências.

Em seguida, o conselheiro visitou o Núcleo de Atendimento Judiciário, que funciona no mesmo centro comercial e também participa da mobilização pela conciliação. De acordo com Milton Nobre, a Semana Nacional da Conciliação tem caráter simbólico e sua proposta é estimular entre a população o hábito de judicializar menos os seus conflitos.

Milton Nobre enfatizou que o objetivo da mobilização já vem sendo alcançado em todo o país, sobretudo porque “as conciliações são realizadas todos os dias, cada vez mais”, conforme destacou.

Resultados parciais – Na Bahia, a mobilização pela conciliação entrou, nesta quarta-feira, no oitavo dia útil de trabalhos, uma vez que foi iniciada com uma semana de antecedência no estado. O número de acordos já supera 50% das audiências realizadas até agora. Conforme os últimos dados da Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia (COPPEMC), já aconteceram cerca de 20 mil audiências e mais de 54 mil processos foram inscritos no estado.

 

Da Ascom/TJBA