TJDFT cumpre Meta 5 do Judiciário

Compartilhe

No esforço de dar cumprimento às Metas Prioritárias do Judiciário, estabelecidas para 2010, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) findou o ano com mais um objetivo cumprido: a implantação de método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

O cumprimento dessa Meta é motivo de comemoração também porque resultou de um trabalho construído coletivamente com 98 Diretores de Secretaria das Varas Cíveis, Criminais e de Família, magistrados, servidores da Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial – COCIJU e o imprescindível apoio do Instituto de Formação Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

Ou seja, além de aprimorar seus serviços, concorrendo para uma prestação jurisdicional mais efetiva, a forma como a Meta foi cumprida possibilitou ao TJDFT desenvolver um trabalho adequado à sua realidade, atendendo às necessidades das Varas, desfrutando da experiência, conhecimento e vivência do seu próprio pessoal, e assim, valorizando os membros de sua equipe.

Os fluxos padronizados já estão sendo adotados nas Varas e para analisar os resultados da nova metodologia de trabalho, magistrados, Diretores de Secretaria e a Administração do TJDFT voltarão a se reunir no dia 1º de março de 2011, com o propósito de avaliar e sanar possíveis dificuldades na sua implantação e fazer as adequações necessárias.

A expectativa da Corregedoria do TJDFT é implantar o modelo de gestão em todas as Varas do DF, uma vez que a padronização das rotinas levará a uma melhor atuação dos servidores, cujo resultado será perceptível na maior produtividade das Varas.

Além da Meta 5, o TJDFT também já cumpriu integralmente a Meta 7: “Disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal, em especial a quantidade de julgamentos com e sem resolução de mérito e homologatórios de acordos, subdivididos por competência” e a Meta 9: “Ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o Tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior”.

Construção coletiva – Iniciado no dia 22 de setembro, o workshop realizado pelo Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, com o intuito de mapear os Processos Judiciais na Primeira Instância, buscou dar cumprimento à Meta 5 do Poder Judiciário e implantar um método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

Para se alcançar esse objetivo, foi realizada uma série de encontros entre servidores e magistrados, que analisaram os fluxos originários de processos de trabalho elaborados pela Corregedoria e ofereceram sugestões que levassem ao seu aprimoramento e unificação. As reuniões foram pautadas pela parceria dos setores, que acolheram o convite da Administração para participar da atividade, colaborando de forma incessante para o sucesso da iniciativa.

Fonte: Ascom TJDFT