Conselheiro discute no TJES criação da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Compartilhe

Nesta quarta-feira (27/4), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebe a visita do conselheiro Nelson Tomaz Braga, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Das 10h às 12h, ele participará de uma reunião no Salão do Tribunal Pleno sobre a criação da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, que tem como finalidade criar mecanismos que proporcionam maior fluidez e agilidade à comunicação entre os órgãos judiciários. A reunião contará com a presença do presidente do TJES, desembargador Manoel Alves Rabelo, que convidou os demais desembargadores e todos os magistrados do Estado do Espírito Santo para o encontro.  O Poder Judiciário Estadual já integra o grupo de discussão que está elaborando um projeto piloto relativo à Rede de Cooperação.  A juíza assessora da Presidência, Gisele Souza de Oliveira, é a representante da Justiça Estadual nesse grupo.

Com a implantação da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, o CNJ pretende, além de agilizar o cumprimento dos atos judiciais, harmonizar as rotinas e os procedimentos forenses, fomentando a participação dos magistrados de todas as instâncias na gestão judiciária.    

Em março, o conselheiro Nelson Braga presidiu reuniões sobre o mesmo tema em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do projeto, além da reunião no TJES, outras duas serão realizadas no Estado. Em setembro do ano passado, o conselheiro Nelson Tomaz Braga esteve no Estado presidindo outra reunião do CNJ com o Poder Judiciário Estadual

Fonte: TJES