TJAM avança na formação de profissionais no interior

Compartilhe

Parintins é um município com uma demanda grande. No dia-a-dia os cartórios e a sala dos juízes sempre estão cheias. Para responder a essa demanda, o TJAM está realizando nesta sexta-feira, 10/06, o Processo Seletivo para contratar 16 estagiários na área de Direito (quatro para cada Vara). Segundo a psicóloga Wiulla, 34 candidatos estão inscritos, todos do 3º período da faculdade de Direito da UEA. O resultado deve ser divulgado no final da tarde de sexta-feira (10). O Juiz titula da 3ª Vara, Antônio Itamar observa que, embora se dê ao luxo de possuir quatro magistrados – fato raro em outras comarcas do interior-, Parintins é sim um dos municípios com uma demanda muito carregada. Isto porque é um dos mais importantes municípios do interior do Estado. De acordo com o magistrado, embora não seja o maior economicamente, Parintins assume esse papel devido à imagem do Estado associada à festa do boi bumbá, uma das maiores festa folclóricas do país. Pesa também o tamanho de sua população e de seu colégio eleitoral, o segundo do Estado.

― Com a faculdade de direto da UEA formando novas turmas, temos mais advogados atuando, o que possibilita a população ter mais aceso à justiça. Então o número de demanda é bem grande. Por sua vez, o número de magistrados, se não é suficiente pelo menos é bem razoável, porque são poucas as comarcas do interior que funcionam com quatro magistrados – avalia o juiz Itamar.

No entanto, o magistrado lembra que o problema maior é que vinculado ao tribunal só existem mesmo o escrivão e os oficiais de justiça. No mais, todos os funcionários são do escrivão e da prefeitura.

E muitas vezes eles acumulam funções extrajudiciais, o que não é o ideal. Nas dependências externas do fórum, os funcionários que trabalham na manutenção são todos da prefeitura municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJAM