Ronda da Cidadania promove palestra e lança concurso de redação, em Pelotas (RS)

Compartilhe

O Projeto Ronda da Cidadania promoveu palestra e lançou concurso de redação com o tema “O respeito aos idosos e a seus direitos”, na manhã desta quinta-feira (7/7), dia do aniversário de Pelotas, RS, integrando-se à programação oficial das comemorações dos 199 anos da cidade.
As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Navegantes.

Voltada aos alunos do ensino fundamental, a palestra foi ministrada pelo coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz de direito Marcelo Malizia Cabral.

O concurso de redação será desenvolvido durante os meses de julho, agosto e setembro e os três melhores trabalhos receberão como prêmio uma cesta com livros.

A premiação ocorrerá durante a Ronda da Cidadania que se realizará na Escola no dia 1.º de outubro.

Para a Assessora Jurídica da Coordenadoria Regional de Educação, Neusa Elaine Ledesma “o ativismo político-social do Judiciário em eventos como esse aproximam-no da comunidade, pois trazem informação e valorização às pessoas”.

“A palestra traz conscientização dos estudantes e união das turmas, porque a realidade da Escola é de divisão”, destacou a Professora Coordenadora da Escola, Jeda Bachini.

Segundo a Orientadora Educacional Gilce Valério “o concurso de redação será a oportunidade para que se faça uma competição saudável entre os alunos”.

O Diretor da Escola, Gilson Mulling, enfatizou, em seu pronunciamento: “destaco duas grandes situações de importância: primeiro, o projeto Ronda da Cidadania vir ao encontro da comunidade, ao encontro dos estudantes; segundo, a motivação que é dada aos alunos, a que participem de um concurso de redação”.

“Aprendi que todos têm direitos, que todos somos iguais, mas os mais velhos precisam ser melhor cuidados”, sintetizou o aluno Mateus Valadão de Souza.

Conheça o Projeto – Coordenadas pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, as Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

Respeito aos idosos – Em caráter inovador, as Rondas da Cidadania da Comarca de Pelotas passaram a ser temáticas, sendo “O respeito aos idosos e a seus direitos” o tema do ano de 2011.

Deste modo, ao lado dos diversos serviços ofertados à comunidade, está havendo um esforço para a conscientização da população para a necessidade de se respeitar as pessoas idosas e seus direitos, o que se está realizando por meio de campanhas educativas, cartazes, oficinas, palestras e outras atividades.

Uma década de serviços – Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania comemora neste ano de 2011, em Pelotas, seu 10.º ano de atividades. Neste período, foram realizadas 39 edições do evento, prestando-se atendimento a 44.645 pessoas e realizaram-se 576 casamentos.

Confira o calendário do ano de 2011:

9.7.2011 – Ronda da Cidadania no Município de Capão do Leão, RS.  Local: Escola Municipal Elberto Madruga, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 1347, bairro Jardim América. Horário: das 10h às 17h.

20.8.2011 – Ronda da Cidadania no Bairro Castilhos, Pelotas, RS. Local: Parque do Trabalhador do SESI, avenida Bento Gonçalves, n.º 4825. Horário: das 10h às 17h.

1°.10.2011 – Ronda da Cidadania no Bairro Navegantes, Pelotas, RS. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro Navegantes II.  Horário: das 10h às 17h.

22.10.2011 – Casamento Coletivo no Município de Turuçu, RS. Local: Ginásio Municipal de Turuçu. Horário: 16h.

3.12.2011 – Casamento Coletivo no Município de Pelotas, RS. Local: Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vara de Pelotas do TJ-RS