Judiciário estadual divulga programação de ações para Expoema 2011

Compartilhe

Com o tema “Atuação com Responsabilidade Social”, o Judiciário maranhense preparou uma programação especial com serviços e campanhas de programas e projetos da Justiça que serão oferecidos ao cidadão de 27 de agosto a 07 de setembro, durante a Exposição Agropecuária do Maranhão 2011 (Expoema).

A ação social, que acontece das 17h às 21h, contempla serviços como orientação jurídica, consulta processual, ouvidoria, telejudiciário e esclarecimentos sobre direito do consumidor. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Jamil Gedeon, o objetivo da ação é levar cidadania para milhares de pessoas que visitam a exposição. A estimativa de público para este ano é de 300 mil pessoas.

Em relação às campanhas, o Judiciário vai promover ações de combate à violência contra mulher, às drogas, à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também serão promovidas campanhas do programa Começar de Novo, da Unidade Móvel de Trânsito, justiça juvenil restaurativa, paz no trânsito e adoção de crianças. Cada assunto será discutido em um dia, conforme programação que segue ao final.

Parcerias – Com o propósito de ampliar os serviços oferecidos, o Tribunal de Justiça concretizou importantes parcerias com a Secretaria de Educação de São Luís (SEMED), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Procon, as secretarias de Saúde e de Educação de São José de Ribamar e o Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa. Esses parceiros contribuirão para efetivação das ações propostas.

A SEMED levará crianças e adolescentes de rede pública de ensino para assistir peças teatrais que abordarão os temas drogas e bulling. A Secretaria de Direitos Humanos vai promover a campanha de erradicação do trabalho infantil, ação que vem sendo desenvolvido pelo órgão. Já o Procon, estará atuando em parceria durante toda a exposição, oferecendo orientações relacionadas ao direito do consumidor.

As secretarias de Saúde e de Educação de São José de Ribamar e o Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa trabalharão em parceria com a 2ª Vara daquela comarca, que promoverá campanhas de enfrentamento à violência e de justiça juvenil restaurativa, trabalho desenvolvido pelo poder público em parceria com a sociedade civil organizada.

Com a finalidade também de aproximar o Judiciário da população, a diretora-geral do TJMA, Alessandra Darub, ressalta que esta é uma ação cidadã. “Vamos promover uma grande mobilização. Fica o convite para que os frequentadores da Expoema visitem nosso espaço e compartilhem da ação que visa promover cidadania com justiça social”, pontuou.

Fonte: TJMA