Paz no trânsito é tema da ação social na Expoema

Compartilhe

Como parte da programação da ação social promovida pelo Judiciário estadual na Expoema, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou na noite da segunda-feira (05/09) a campanha “No trânsito sou da paz”. A ação levou ao público visitante a reflexão sobre a conduta de cada no trânsito.

Sob a responsabilidade do Juizado Especial de Trânsito da capital, durante a ação serão distribuídos adesivos e material referente à campanha, assim com os serviços oferecidos pelo Juizado, que terá uma equipe no local para tirar dúvidas dos frequentadores da Exposição.

De acordo com a diretora-geral do TJMA, Alessandra Darub, o envolvimento da sociedade na discussão é fundamental para abolir a violência no trânsito. “Casos recentes demonstram o aumento da violência nas ruas e avenidas de São Luís. O papel do Judiciário é importante para chamar a sociedade para refletir sobre esses acontecimentos”, enfatiza a diretora.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Brasileira de Municípios e publicada no início de agosto, São Luís ocupa o 23º lugar na lista das cidades com trânsito mais violento do país. Uma das causas para o aumento dos casos são a imprudência e o estresse, que aliados geram intolerância e agressões.

A proposta do Judiciário, que conta, inclusive, com o serviço de pronto atendimento em casos de acidentes que não envolvam vítimas fatais, é despertar a atenção de condutores e pedestres para as regras de circulação e promover a cultura de paz no trânsito. “Vemos muitos casos diários de imprudência, mas acima de tudo temos que buscar o bom senso e o respeito ao próximo”, finaliza Alessandra.

A campanha “No Trânsito sou da Paz” foi realizada também na última quarta-feira (07/09) encerrando os trabalhos da ação social do Judiciário na Expoema 2011.

Fonte: TJMA