TJMS cria solução caseira de terminais de auto-atendimento

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Por meio de uma solução caseira, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) está implantado no estado 32 novos terminais de auto-atendimento, onde advogados e partes podem consultar o andamento de seus processos. A região sul do estado já recebeu os equipamentos e até outubro os terminais estarão distribuídos nas demais comarcas.

A iniciativa da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) foi reduzir o custo dos terminais chamados Tótens, que giram em torno de R$ 15 mil e optar por uma opção bem mais em conta, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil cada um. Foram reaproveitados computadores do próprio judiciário e acoplados num móvel produzido pela Secretaria de Bens e Serviços e adesivado com material produzido pelo Departamento de Relações Públicas.
 
O resultado do maquinário não deixa nada a desejar em comparação ao Tóten original que, além de ser um equipamento caro, gera gastos com manutenção, uma vez que ela somente pode ser feita pelo fornecedor. Com o modelo desenvolvido pelo Tribunal, extingue-se também este gasto, pois os próprios servidores do TJ fazem os reparos necessários dos terminais.
 
Os tótens trazem agilidade nas consultas e o jurisdicionado pode buscar informações pelo número do processo, nome da parte, número da OAB, nome do advogado, além de ser permitido imprimir o extrato da consulta realizada.
 
Além da região sul do estado, na próxima semana está programada a entrega dos Tótens nas Comarcas de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Inocência e Chapadão do Sul. E até o início de outubro serão distribuídos terminais em Rio Negro, Rio Verde, Sonora, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Nioaque, Bela Vista, Porto Murtinho e Bandeirantes.
 
 Fonte: TJMS