MA foi sexto em acordos na Semana da Conciliação 2010

Compartilhe

A juíza Francisca Gualberto de Galiza, supervisora estadual do Conselho dos Juizados Especiais, recebeu do Conselho Nacional de Justiça, durante Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, relatório sobre o desempenho dos estados na Semana Nacional de Conciliação 2010. Os números colocam o Maranhão em sexto lugar na homologação de acordos. Apenas São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia ficaram à frente.

No total, foram efetuados 6.082 acordos, resultando em quase 8 milhões de reais, e 14.154  audiências. Nesse quesito, o estado ficou em oitavo. No quesito audiências marcadas e audiências realizadas ficou em 90,1%, o terceiro percentual mais expressivo do país. Os quantitativos foram elaborados pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.
 
Para o corregedor-geral da Justiça, Guerreiro Júnior, todo o mérito desses números é dos juízes e servidores das 77 comarcas, 28 juizados especiais e 101 varas que participaram do evento.
 
“São números que retratam o comprometimento da justiça maranhense com a sociedade. Foi um grande trabalho em equipe e que resultou em ótimos resultados. Para este ano, a dedicação será maior ainda”, afirmou.
 
O Encontro Nacional Núcleos de Conciliação aconteceu na semana passada, em Brasília, e serviu para traçar a estratégia de mídia da próxima Semana Nacional da Conciliação, marcada para 29 de novembro a 3 de dezembro. O tema deste ano é: “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos”.
 
A Semana Nacional de Conciliação ocorre anualmente em todos os estados. Tribunais estaduais, trabalhistas e  federais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionar o conflito.
 
A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira, com foco nas demandas de massa, ou seja, os grandes litigantes do país, entre eles bancos e empresas de telefonia. Esta será a sexta edição da Semana Nacional da Conciliação.
 
 Fonte: CGJ-MA