O presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, desembargador Otávio Augusto, conduziu na tarde da última quarta-feira (9/11) cerimônia para início das obras do Prédio da Família, que vai abrigar as sete Varas de Família da Circunscrição de Brasília, no Fórum Leal Fagundes.
Além da presença do presidente, a cerimônia em comemoração ao início das obras contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: o juiz Gilmar Soriano, presidente da Associação dos Magistrados do DF – Amagis; a Vice-Procuradora do MPDFT Zenaide Souto Martins, o Procurador Jurídico da Caesb Jozafá Dantas, representando o Vice-Governador do DF Tadeu Filippelli; o Secretário Geral do TJDFT Guilherme de Souza Juliano e o Chefe de Gabinete da Presidência Michel Kury.
O presidente do TJDFT destacou a importância da obra, que seguirá o padrão das existentes no complexo do Fórum Leal Fagundes, mas com material comum de alvenaria, pois contará com estacionamento subterrâneo com previsão de 150 vagas. A área destinada aos veículos, segundo o desembargador, dota a obra de suficiência em relação a um dos grandes problemas existentes atualmente em Brasília, a falta de estacionamento.
A obra, de responsabilidade do Engenheiro Giuseppe Zuppa Neto, da Porto Belo Construções, vencedora do processo licitatório, está estimada em cerca de R$ 10 milhões. De acordo com o Presidente, “o valor segue o orçamento das obras do TJDFT, cujo metro quadrado giram sempre em torno de R$ 2mil, ao contrário da especulação imobiliária existente na capital federal, cujas obras em bairros nobres chegam a custar RS 10 mil/m². O Tribunal sempre primou pelo respeito às suas verbas e ao erário”, afirmou.
O desembargador ressaltou a preocupação do TJDFT em acompanhar o crescimento gigantesco do Distrito Federal e de Brasília. No início de 2012, o Tribunal pretende inaugurar mais três fóruns para atender as regiões administrativas do Itapoã, Guará e Águas Claras. Em Brasília, além da revitalização do Fórum Milton Sebastião Barbosa, a se iniciar ainda em 2011, serão instaladas mais cinco varas cíveis. “A pretensão da Administração do TJDFT é de criar mais varas em todos os fóruns do DF, com vistas a uma prestação jurisdicional de excelência”, concluiu.
A previsão é de que o Prédio da Família esteja pronto no prazo de nove meses. Por enquanto, a comissão da obra já trabalha a pleno vapor e a fundação do prédio começa a ser delineada por máquinas e tratores.
Fonte: TJDFT