TRE-SC apoiou 260 eleições comunitárias no estado

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina tem apoiado diversas eleições na comunidade desde 1996 e já atingiu a marca de cerca de 260 pleitos, dos quais 17 foram realizados somente neste ano. O objetivo desta atuação é colaborar com qualquer seguimento da comunidade em eleições.

Segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado do TRE-SC, João Sebastião de Andrade, a Resolução TSE nº 22.685/2007 estabelece que os serviços poderão ser solicitados por instituições públicas organizadas ou de ensino, sendo permitida a participação de outras entidades a critério do tribunal regional.

 Os interessados devem solicitar a cessão das urnas em um prazo de no mínimo sessenta dias antes da data prevista do pleito. Se a eleição abranger mais de uma unidade da federação, o apoio deverá ser solicitado ao TSE.

 Eleição em Joinville – Na última sexta-feira (18/11) o TRE-SC apoiou a eleição para a escolha de 38 vereadores mirins em Joinville. Em 2011, já foram realizados outros três pleitos dessa categoria, nos municípios de Blumenau, Caçador e Imbituba.

A eleição em Joinville conta com 42 locais de votação, 73 seções e um eleitorado de 19.601 pessoas. Estes números, se comparados aos de uma eleição regular no estado, representariam o 12º maior município em locais de votação, o 44º maior em seções e o 47º em eleitorado.

Os trabalhos efetuados nesta eleição especial são conduzidos pelas zonas eleitorais de Joinville, contando com o apoio dos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), e de Milton Bais Barboza Júnior, da Coordenadoria de Eleições, e André Luiz Dutra, da Coordenadoria de Suporte e Infra-estrutura Tecnológica.

Os vereadores terão mandato de dois anos. Os 19 candidatos mais votados atuarão na 1ª legislatura (um ano) e os outros 19 na 2ª legislatura. Um total de 185 candidatos participa da eleição, que acontece das 8h às 17h. A totalização dos votos será realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville.

 Fonte: TRE-SC