“O mais importante é a pacificação social”, avalia corregedora do TJAM

Compartilhe

Para a Corregedora-geral de Justiça do Amazonas,Socorro Guedes, se a Conciliação conseguir arquivar 6 mil processos em apenas uma semana será um ganho muito positivo para o Judiciário do Amazonas. Este ano, estão pautadas na 6ª Edição da Semana de Conciliação no Amazonas um total de 11.500 audiências e, apesar de ter enfrentado problemas como a greve dos Correios, a coordenação espera atingir um número de acordos bem maior que do ano passado.

“Normalmente há uma abstenção de 20%, mas esperamos um maior número possível”, disse a Corregedora-geral de Justiça. Em 2010, das 12.610 audiências designadas , foram realizadas 8.397 das quais 4.938 chegaram a um acordo, movimentando uma quantia de R$ 13.022.954, 65 (treze milhões, vinte e dois mil, novecentos e cinquenta e quatro reais e sessenta e cinco centavos). Em relação à movimentação financeira, a Semana da Conciliação de 2010 superou em 130% a de 2009. Em relação ao número de concilições homologadas, o crescimento foi de 44%.

De acordo com a corregedora, a maioria das audiências pautadas é das Varas de Família. Isto porque trata-se de uma demanda grande, onde todos têm essa preocupação de aproveitar a oportunidade da Semana para agendar suas audiências.”As estatísticas mostram que a cada ano a campanha tem renovado o sucesso”, avalia Socorro Guedes. Para a magistrada, a missão é árdua, mas o resultado é nobre: a pacificação social. “Se nós conseguirmos arquivar 6 mil processos em uma única semana, já será um ganho muito positivo para o Judiciário do Amazonas e para a sociedade”, ressaltou.

Do TJAM