Os oficiais de justiça do Fórum Desembargador Sarney Costa reuniram-se no auditório do anexo, no Calhau – em São Luís (MA), para eleger o novo chefe da Central de Mandados e debater algumas questões referentes ao atual sistema de trabalho. Em clima democrático, os oficiais discutiram e elegeram algumas propostas de alteração do Provimento nº 18/2011, elaborado pela Corregedoria Geral da Justiça, que disciplina o funcionamento da Central de Mandados de São Luís, reativada em setembro do ano passado, e as atribuições dos servidores nela lotados.
Alteração de critérios de produtividade, mudança de alguns itens do sistema Themis PG, padronização de mandados por área, junção dos distritos Calhau e São Francisco, criação de mais dois distritos de trabalho (Sessão do Júri e Cohama) – totalizando 15 áreas, foram os principais assuntos debatidos durante o encontro. Todas as propostas serão encaminhadas, em breve, ao corregedor-geral da justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha, para avaliação.
“Justiça mais célere” – No final da reunião e, mediante autorização do juiz diretor do Fórum, Sebastião Joaquim Lima Bonfim, os oficiais de justiça presentes elegeram o novo chefe da Central de Mandados, que deverá assumir o cargo até o fim de fevereiro. O atual chefe, o analista judiciário Peterson Azevedo de Abreu, decidiu deixar o cargo por motivos pessoais.
O oficial de justiça eleito, Daniel Mendes de Morais Silva, destacou a importância da missão. “Percebo que há muito a ser feito pela Central de Mandados, mas com a colaboração de todos, creio que faremos um bom trabalho em prol de uma Justiça mais célere para a sociedade”, declarou. Mendes, oficial de justiça há quase 10 anos, também já ocupou o cargo de diretor de patrimônio do Sindicato dos Servidores do Judiciário no Maranhão (Sindjus-MA).
Do TJCE