O portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) fechou o ano de 2011 com um número recorde de acessos. Foram 9.535.321 visitas. Em 2010, o portal alcançou 8.532.284, ou seja, foi registrado um crescimento de 11,75% de acessos em um ano.
A pesquisa processual foi a que teve o maior índice de procura. Logo em seguida, destacam-se as notícias e, em terceira posição, o peticionamento eletrônico. Ao todo, os serviços disponíveis nas páginas contabilizaram 301.132.544 acessos.
O diretor do Departamento de Sistemas Administrativos (DAS), Alexandre Rosa Camy, conta que o significativo crescimento está diretamente ligado com a digitalização das comarcas. “Isso acarretou o aumento de acessos ao peticionamento eletrônico. Além disso, no final de 2010 foram lançados os serviços de Certidão On-line e Custas On-line, que também estão entre os mais acessados no último ano”, explica.
Para atender a demanda, foi necessário investir no desenvolvimento do site. Uma consultoria foi contratada para agir juntamente com os analistas da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI), reestruturando completamente os servidores de aplicação do portal.
Um dos sistemas que se enquadrou à mudança foi o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). “O ambiente também passou por reestruturação, aumentando o desempenho e disponibilidade dos serviços”, afirma Alexandre Camy.
A meta para este ano, ainda segundo o diretor do DAS, é ultrapassar o número de acessos que foram obtidos em 2011. “Estimamos para 2012 um aumento em torno de 10% com relação a 2011”.
Do TJMS