TRT-PI cria Núcleo de Cooperação Judiciária

Compartilhe

A Justiça do Trabalho do Piauí instituiu o Núcleo de Cooperação Judiciária e nomeou o Juiz de Cooperação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT-PI). A medida atende a uma recomendação do CNJ e objetiva garantir maior agilidade na cooperação entre os tribunais, como forma de acelerar a tramitação dos processos.

O Núcleo vai atuar dentro da Rede Nacional de Cooperação do Judiciário, formada para melhorar a comunicação entre os juízes de diferentes tribunais. A inovação representará um ganho importante para acelerar o andamento de milhares de processos judiciais que envolvem simultaneamente segmentos diferentes da estrutura do Judiciário.

O presidente do TRT-PI, Desembargador Wellington Jim Boavista, será o coordenador do Núcleo. O Juiz Auxiliar da Presidência, Roberto Wanderley Braga, exercerá a função de Juiz de Cooperação, tendo como suplente a juíza Regina Coelli Batista de Moura Carvalho. O Núcleo de Cooperação é composto ainda pela Secretária-Geral da Presidência, Maria Elemir de Carvalho Gonçalves e pelo Secretário da Corregedoria, Francisco José Damasceno Alencar.

Com a instalação desse novo sistema, os magistrados com processos que exijam a participação de outro magistrado ou fazer contato com outro tribunal passarão, a procurar  o juiz de cooperação que, por sua vez, fará a ponte com os órgãos necessários para a perfeita tramitação do processo – como nos casos, por exemplo, de carta rogatória ou depoimento de testemunhas que estejam em outro estado.

Do TRT-PI