O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará a partir de 12 de julho o número oficial de eleitores aptos a votar nas Eleições 2012, após a Seção de Cadastro de Eleitores da Corte Superior (SECAD) e a Corregedoria-Geral Eleitoral concluírem a auditoria das bases de dados e consolidarem as estatísticas finais. Os dados são os que foram obtidos pela Justiça Eleitoral até o último dia 9 de maio, data na qual venceu o prazo para solicitar, transferir ou alterar o título, passarão por várias etapas de processamento.
Até 18 de maio, por exemplo, as zonas eleitorais precisarão enviar ao TSE os lotes de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), que envolvem quatro tipos de operação (alistamentos, transferências, revisões e segundas-vias), e até o dia 11 de junho deverão registrar os códigos de Atualização da Situação Eleitoral – ASE, no histórico das inscrições eleitorais.
O processamento dos lotes de RAE e ASE caberá à Seção de Produção da Corte Superior (SEPD), que precisará cumprir essa tarefa até 14 de junho. Já as inscrições agrupadas em duplicidade e pluralidade deverão ter seu exame priorizado pelas zonas eleitorais para assegurar a digitação das respectivas decisões no sistema até 25 do mesmo mês e a atualização no cadastro, pelo TSE, até o dia 26.
A penúltima etapa antes da divulgação oficial das estatísticas será a retificação e a exclusão de códigos ASE pelas corregedorias e pela CGE. Além de contabilizar os novos eleitores, a atualização do cadastro de eleitores impedirá o voto daqueles que tiveram a inscrição cancelada ou suspensa e não regularizaram sua situação no prazo legal, bem como excluirá as inscrições de eleitores falecidos.
Fonte: TRE-SC