O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, inaugurou nesta segunda-feira (11/6) a Lâmina Central do Complexo Judiciário Fluminense. O descerramento da placa aconteceu no 10º andar do novo prédio, na Rua Dom Manuel, s/nº.
Na Lâmina Central vão funcionar o novo plenário do TJRJ. Também serão transferidos para o novo prédio os 1º, 2º, 3º e 4º Tribunais do Júri da Capital, que estavam no segundo andar, corredor C, da Lâmina I. Os plenários, onde serão realizadas as sessões de julgamento de crimes dolosos contra a vida, serão instalados no 9º andar, assim como gabinetes dos magistrados, promotores e defensores. No 8º andar ficarão as salas secretas e das testemunhas, alojamentos e refeitórios.
No 7º andar do novo prédio passaram a funcionar as sete Varas Empresariais, transferidas para a Lâmina Central no final do mês passado. Elas ocuparam por anos o prédio do Jockey Club, na Avenida Almirante Barros.
Na construção da Lâmina Central, o Judiciário estadual investiu cerca de R$ 175 milhões. A obra foi iniciada em 5 de julho de 2010.
Já na segunda-feira, a juíza Ludmila Vanessa Lins da Silva, em exercício no 1º Tribunal do Júri da Capital, realizou o primeiro julgamento no novo plenário. No banco dos réus estará Luiz Carlos Augusto Ermida, acusado de homicídio qualificado.
Do TJRJ