O lançamento do projeto Padrinhos Solidários marcou as finalização da Semana da Adoção da Comarca de Sorriso (420km a norte de Cuiabá). O evento ocorreu no plenário do Fórum e contou com palestra ministrada pela juíza Débora Roberta Pain Caldas. Na ocasião, a magistrada abordou ainda aspectos relevantes da adoção legal.
O projeto Padrinhos Solidários, ligado à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) – vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça -, tem como objetivo envolver a sociedade civil no apadrinhamento de crianças ou adolescentes acolhidos em instituições.
A iniciativa prevê três tipos de padrinhos: o provedor, que poderá colaborar com suporte material ou financeiro; o prestador de serviços, ou seja, o profissional liberal ou empresa que possua habilidades adequadas para atender os abrigados; e o afetivo, tratando-se daquela pessoa que disponha de tempo para acompanhar a criança ou adolescente nas suas reuniões de escola, levá-lo para passar finais de semana e datas comemorativas em sua casa.
Já no lançamento, houve demonstração da boa aceitação do projeto pelos cidadãos de Sorriso. Na ocasião, um representante de uma clínica de fisioterapia se dispôs a colocar os serviços à disposição da Casa Abrigo, para atuar como padrinho prestador de serviços. Outros presentes buscaram informações sobre formulários e documentos necessários para se habilitarem nas diversas modalidades de padrinhos do projeto.
O evento contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, de integrantes do Grupo de Apoio à Adoção (Grupo Vida), Equipe Multidisciplinar do Fórum e da Casa Abrigo Municipal e diversos segmentos da sociedade.
Do TJMT