Ceja habilita novos casais e indica crianças para adoção internacional

Compartilhe

Os membros da Comissão Estadual Judiciária de Adoção da Bahia (Ceja-Ba) reuniram-se na manhã desta sexta-feira (27/7) para avaliar processos de habilitação de famílias para adoção internacional. Ao final do encontro, quatro casais foram habilitados e cinco crianças foram indicadas para pretendentes já habilitados. Duas das crianças são irmãs e foram indicadas para uma mesma família.

A reunião, conduzida pela presidente da Ceja-BA, juíza Patrícia Cerqueira, contou com a presença do juiz Maurício Albagli, juíza Pilar de Claro, a promotora Jaqueline Duarte, a psicóloga Patrícia Bazante e a assistente social Aionah Damásio.

A equipe técnica da Comissão, composta pela secretária Simone de Castro, pela psicóloga Paula Amaral e pela advogada Glady Carrera, aproveitou a ocasião para fazer uma apresentação – via slideshow – de todas as adoções realizadas no biênio de 2010-2011. Nos slides, foram mostrados dados e imagens das crianças adotadas.

Também foram apresentadas informações sobre o andamento das adoções das crianças indicadas na última reunião da Comissão, realizada no último dia 27 de junho. Todas elas já estão em período de convivência com a futura família, em um processo de adaptação.

Além de apreciar pedidos de habilitação de pretendentes e fazer indicação de crianças e adolescentes à adoção internacional, a Comissão propôs a realização de uma reunião de trabalho com todos os juízes da Infância e com a participação de membros do Ministério Público atuantes na área.

A reunião da Comissão é realizada mensalmente e, além de avaliar processos de habilitação de famílias e indicação de crianças, discute assuntos administrativos, promove a troca de experiência entre os membros, e analisa as consultas que chegam por e-mail sobre Adoção Internacional. Com a criação do portal da Infância e da Juventude, aumentou muito o número de consultas.

Do TJBA