TJDFT adere mais uma vez ao movimento internacional Outubro Rosa

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) aderiu, mais uma vez, ao movimento internacional “Outubro Rosa”, que alerta a população sobre o risco do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro a fachada do Palácio de Justiça está recebendo uma iluminação especial como forma de divulgar a luta no combate a esse tipo de doença.

 

Este é o segundo ano que o Tribunal, órgão que apoia causas de cunho social, fica na tonalidade rosa. A cor remete ao laço que simboliza a luta contra o câncer que se aloja na mama. A ação também integra o Festival de Saúde Total do TJDFT – FEST 2012, que acontecerá de 23 a 26 de outubro com o tema “Bem estar e qualidade de vida no trabalho”.

O movimento Outubro Rosa começou em 1990 em Nova Iorque, na Corrida pela Cura. Durante aquela década, vários Estados americanos que tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama também passaram a promover atividades nesta época do ano.  A ação de iluminar de rosa prédios públicos, monumentos, pontes e teatros tornou-se uma marca compreendida em qualquer lugar do mundo.

No Brasil – O primeiro monumento iluminado em rosa no território brasileiro foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, em 2002. A manifestação ganhou força nacional e em 2008, a Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também tornou-se símbolo do enfrentamento ao mal e referencia de conscientização ao  diagnóstico precoce. Além do  Palácio da Justiça, o Congresso Nacional, Museu Nacional, Memorial JK, Catedral, prédios do anexo do Palácio do Buriti, Secretaria de Saúde e Torre de TV também ganharam iluminação especial em Brasília, a partir de 2011.

Do TJDFT