Abrigos comemoram o Dia das Crianças em Campo Grande

Compartilhe

Referência nacional, o Projeto Padrinho está sempre estabelecendo novas parcerias para atender as 180 crianças e adolescentes em situação de abrigamento na capital de Mato Grosso do Sul. Desta vez, o Circo Moscou, que está nos altos da Av. Afonso Pena, em Campo Grande cedeu 200 ingressos para que infantes e adolescentes comemorem o Dia das Crianças.

 

De acordo com a psicóloga Rosa Pires Aquino, que integra a equipe do projeto desde o início, como o número de crianças e adolescentes é muito grande, eles serão divididos para frequentar duas sessões: uma na tarde de sábado e outra na manhã de domingo.

“O gerente do circo nos atendeu e prontamente se dispôs a estabelecer a parceria, tão importante para nossos meninos e meninas. Na verdade, além de comemorar o Dia das Crianças, esta ação do Projeto Padrinho busca inserir crianças e adolescentes na convivência familiar e comunitária, como está disposto na nova lei da adoção”, esclareceu a Rosa Pires.

Para ampliar a área de atuação, o projeto está ligado à Coordenadoria da Infância e da Juventude e, em consequência da amplitude, já foi implantado nas comarcas de Dourados, Amambai, Aquidauana, Corumbá, Rio Brilhante, Maracaju, Três Lagoas, Bataiporã, Nova Andradina, Sonora, Jardim, Bonito e Ponta Porã.

O sucesso do trabalho realizado no Projeto Padrinho é tão grande que outras comarcas do interior já solicitaram a implantação da proposta. Só em 2012 o Projeto Padrinho foi implantado nas comarcas de Naviraí, Nova Alvorada do Sul e Camapuã.

Em Campo Grande, 80% do contingente infanto- juvenil em situação de acolhimento nos 16 abrigos da Capital, são atendidas por padrinhos afetivos, voluntários e prestadores de serviço. As três modalidades do Projeto Padrinho tem a seguinte definição:
– padrinho afetivo: proporciona atenção e carinho à criança abrigada;
– padrinho voluntário: faz algum tipo de trabalho esporádico nas entidades
de acolhimento;
– prestador de serviço: aquele que atende os abrigos de acordo com sua
especialidade profissional, de maneira gratuita ou com ajuda material.

Do TJMS