TRT-ES e TJES assinam convênio para realizar projeto “Pequeno Cidadão”

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-17) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) firmaram parceria para desenvolver o projeto Pequeno Cidadão, uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-17. O projeto tem como objetivo proporcionar a conscientização de menores carentes em relação à cidadania e aos cuidados com o meio ambiente, contribuindo para a descoberta de potenciais, valorização de capacidades profissionais e elevação de autoestima.

O convênio foi assinado recentemente no Tribunal de Justiça, pelos presidentes do TRT-17, desembargadora Claudia Cardoso de Souza, e do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa. Também participaram da cerimônia o desembargador Marcello Mancilha, futuro presidente do TRT-17; a juíza Cláudia Villaça Poyares, coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-17; a servidora do TRT-17 Consuelo Pagani Vieira Machado, integrante da comissão e autora do projeto; o juiz Paulo Luppi, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, e a juíza Janete Pantaleão, coordenadora das varas da Infância e Juventude do Espírito Santo.  

A presidente do TRT-17, Claudia Cardoso de Souza, ressaltou que os participantes do Pequeno Cidadão irão tomar consciência, de forma prazerosa, de que podem ser úteis ao meio ambiente e à sociedade. “Fico muito feliz que o Tribunal de Justiça tenha encampado essa proposta. Queremos gerar frutos e contribuir com a construção de um futuro melhor para essas crianças”, disse a desembargadora.

O juiz da Infância e Juventude, Paulo Luppi, destacou a responsabilidade social do projeto, ao tirar da ociosidade crianças em situação de risco, que precisam, temporariamente, ficar abrigadas em casas de acolhimento, afastadas de suas famílias.

O projeto Pequeno Cidadão irá trabalhar com dez crianças, entre 10 e 13 anos, selecionadas pelo Juizado da Infância e Juventude. Elas irão participar de oficinas de fotografia, desenho e pintura, com a orientação de servidores do TRT-ES. Também terão a oportunidade de conversar com profissionais das áreas nas quais manifestarem interesse.

Do TRT-ES