Semana de Conciliação no TJDFT termina com 65% de acordo

Compartilhe

Terminou na última quarta-feira, 14/11, a Semana Nacional de Conciliação de 2012. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT alcançou 65% de acordos nas audiências realizadas entre os dias 7 e 14/11. Nos seis dias intensivos de trabalhos foram negociados um montante superior a R$ 2 milhões e 1.741 pessoas atendidas.

O evento, que aconteceu em todos os tribunais do país, é um marco anual das ações do CNJ e dos tribunais de justiça para fortalecer a cultura do diálogo. No TJDFT, contou com a participação de 22 juízes, 172 conciliadores e 46 colaboradores.

O Tribunal participou do evento por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC-Bsb e de Taguatinga – CEJUSC-TAG e dos Juizados Especiais Cíveis – CEJUSC-JEC/Bsb. No total, foram selecionados 860 processos sendo 600 processos para o CEJUSC-Bsb, na maioria de instituições financeiras; 50 processos de empresas variadas para o CEJUSC-TAG, entre eles processos que tramitam desde 1987; e 150 processos para a CEJUSC-JEC/BSB, em grande parte, de companhias aéreas e de telefonia. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis, no último dia do evento designado para os processos da empresa VIVO, atingiu o índice de 100% de acordos.

A novidade deste ano no TJDFT foi a criação do ranking das empresas participantes que mais conciliaram na Semana Nacional de Conciliação no CEJUSC-BSB:
1º Cartão BRB – 91%
2º Banco Itaú – 86%
3º Citibank – 69%
4º Banco do Brasil – 67%
5º Bradesco – 62%
6º BRB – 50%*
7º Decolar.com – 50%
8º Casas Bahia – 50%
9º Citicard – 43%
10º Santander – 42%
* critério de desempate feito pelo número de processos conciliados.

Para juíza Luciana Sorrentino, Coordenadora do CEJUSC/BSB, as pessoas e a comunidade jurídica têm se conscientizado sobre a importância da conciliação. “O sucesso da Semana se reflete na procura de pessoas interessadas na inclusão de seus processos em futuros eventos como esse”, declarou. Os interessados em participar das semanas de conciliação realizadas pelo TJDFT podem entrar em contato pelo email: cejusc@tjdft.jus.br

A abertura da 7ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo CNJ, foi realizada no TJDFT com a presença do presidente do Tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, do presidente do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, do conselheiro do CNJ e coordenador do Comitê Gestor do Movimento Conciliar, Neves Amorim e demais autoridades. Durante o evento, foi feito o lançamento da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM, uma parceria entre o Ministério da Justiça e o CNJ. A meta da escola é capacitar 24 mil operadores do direito até 2014.

Após a solenidade de abertura, o desembargador Mariosi e o ministro Ayres Britto inauguraram as novas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília, estrutura inédita no país para realização de conciliações e mediações. Na ocasião, para simbolizar a abertura da semana nacional, o ministro homologou um acordo feito pelo TJDFT entre uma instituição financeira (banco Bradesco) e um cidadão.

Desde 2003, o Tribunal realiza mutirões e semanas de conciliação. O modelo adotado pelo TJDFT, por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Lecir Manoel da Luz, é referência em todo país e conta com uma estrutura inédita, que confere mais conforto e privacidade às partes e aos advogados durante as negociações. Somente neste ano de 2012, o TJDFT já realizou seis semanas de conciliação. O NUPEMEC desenvolve ainda estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação e conciliação.

Semana Nacional de Conciliação no TJDFT na mídia
Nesta quarta-feira, 14/11, o evento foi tema do jornal DFTV 2ª edição da Rede Globo. No dia 13/11, foi transmitido o programa “Justiça na Tarde” da Rádio Justiça, ao vivo, diretamente do Fórum de Brasília, sobre a Semana Nacional da Conciliação no TJDFT. A juíza Luciana Sorrentino, Coordenadora do CEJUSC/BSB, o coordenador do NUPEMEC, Marcelo Girade, e a conciliadora Jaqueline Barbosa Pinto Silva foram convidados do programa.

Do TJDFT