O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Poder Judiciário de Mato Grosso teve um crescimento de 466,66% no número de atendimentos em ocorrências de trânsito entre os anos de 2011 e 2012. O número de acordos também subiu no mesmo período, atingindo 388,61% a mais de casos acordados. O coordenador do serviço, juiz Mário Roberto Kono de Oliveira destacou o investimento físico e humano e a divulgação como primordiais para os excelentes resultados.
“Tivemos o implemento na estrutura com três novas vans. Aumentamos o número de servidores que tiveram capacitação em mediação e conciliação, estão muito mais preparados para este tipo de ação. Isso tudo gera o interesse profissional destes servidores, que trabalham mais motivados. A divulgação dos nossos serviços, tornando-os mais conhecidos pelo jurisdicionados, também é um fator de sucesso. Nosso objetivo é cada vez mais atender melhor o usuário do SAI”, afirmou o magistrado.
A conciliadora do SAI Fernanda Moreira Rondon também elencou o empenho da atual gestão do TJMT e do próprio SAI para os avanços obtidos. “A partir de maio do ano passado tivemos mais condições de aumentar os atendimentos. Com as novas vans equipadas de forma apropriada, o juiz Mário Kono pode ampliar o horário de atendimento, antes das 9h às 21h, agora entre 6h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira. Isso refletiu diretamente nos resultados bastante positivos”, destacou a conciliadora, que revelou que a tendência de melhora no atendimento é muito boa em decorrência de uma possível doação de novo veículo por parte da Corregedoria-Geral do TJMT.
As estatísticas do ano também identificaram os locais de maior incidência de acidentes e, consequentemente apontam atitudes que podem ser adotadas a fim de se evitá-los. As Avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (CPA) lideram como os locais com maior número de registros de acidentes em Cuiabá. As Avenidas São Sebastião e Carmindo de Campos, também na Capital, tiveram aumento nos registros, possivelmente em decorrência das obras da Copa do Mundo, por estarem sendo mais utilizadas como desvios.
Os horários em que ocorrem os abalroamentos seguem a seguinte ordem: 15h e 16h, 13h e 14h e 19h e 20h. “São as vias mais utilizadas, aquelas usadas como desvios e os horários de entrada e saída de serviço e escolas, além do fim do horário bancário. A maioria dos acidentes é de colisão traseira e cerca de 90% dos envolvidos assumem o descuido como principal causa. De conhecimento destes dados acreditamos que o motorista terá melhores condições de evitar uma batida”, disse a conciliadora.
A média anual de 2012 de acordos atingiu 82,2% dos casos, considerada excelente pelos gestores. Os que não são registrados geram o Termo de Ocorrência, que pode suscitar o acionamento da Justiça. Uma das equipes do SAI atendeu acidente entre um ônibus e um carro de passeio próximo ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. O Serviço de Atendimento Imediato foi lembrado pelo fiscal da empresa de ônibus. “Sempre utilizamos o SAI. Já sei que pode ser usado em casos que não envolvam carros oficiais e vítimas. É um serviço gratuito e funciona. Dá oportunidade de chegarmos ao acordo. Sempre indico aos meus amigos também por acreditar nele”, disse Luis Antônio Paes de Assunção, fiscal da empresa de ônibus. “Sei que a PM não atende mais este tipo de ocorrência, por isso concordei em chamá-los. Chegaram rápido e me passaram total confiança”, finalizou o analista de suporte Odirlei Tolentino Araújo, que conduzia o carro.
“Não deixamos de atender nenhum caso. Com melhores condições conseguimos atender mais rapidamente os chamados e isso repercute na confiabilidade do SAI perante o usuário. Hoje nossa média varia entre 27 e 35 minutos por atendimento”, revelou a conciliadora Fernanda Rondon, apontando que o número de atendimentos neste mês de janeiro já ultrapassa os 30.
Funcionamento SAI – As três novas vans totalmente equipadas foram adquiridas na gestão do atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. O SAI realiza atendimento de acidentes de trânsito em casos em que não haja vítimas nem o envolvimento de veículos oficiais. Os telefones para atendimentos em Cuiabá e Várzea Grande são (65) 9982-8282 e (65) 9982-8383. Atualmente há três equipes compostas por motoristas e conciliadores. O período de atendimento é entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira. Em casos que envolvam feridos e carros oficias o 190 da Polícia Militar deve ser acionado.
Fonte: TJMT