Juízes da Comarca de Fortaleza participaram, na terça-feira (22/1), da solenidade de assinatura de 11 convênios e termos de cooperação para instalação do projeto “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida”. A iniciativa visa contribuir com a reintegração e inclusão social de detentos e egressos do sistema carcerário por meio da educação e capacitação profissional.
Idealizado pela Fundação Educacional Deusmar Queirós, o projeto envolve, além do Poder Judiciário do Ceará, diversas instituições públicas e privadas, como Ministério Público e Defensoria Pública estaduais, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Instituto Volta Vida, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindiônibus, além das empresas Mercadinhos São Luiz, Pinheiros Supermercados, Frigorífico Supercarnes e Romazi Materiais Elétricos.
A juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, considera que a parceria representa um momento histórico, servindo como exemplo do esforço coletivo para a construção de uma cultura de paz. “O projeto Fábrica Escola propõe um pacto social verdadeiro e honesto com os que querem corrigir seu erro e recuperar vínculos perdidos com a família, resgatando a confiança dos amigos e da sociedade”, afirmou.
Ineditismo – A defensora pública geral do Estado, Andréa Maria Alves Coelho, destacou o ineditismo da iniciativa. “É louvável a coragem desses empresários de romper barreiras, preconceitos e visões arcaicas sobre a ressocialização. São pessoas imbuídas da vontade de fazer o bem a quem, muitas vezes, não é visto como um cidadão que deve ter sua dignidade preservada”, destacou.
O presidente do grupo Pague Menos, Deusmar Queirós, afirmou que os empresários devem dar um retorno à sociedade. “É com muito orgulho que participo desse projeto, que propõe uma segunda chance aos que se desviaram do caminho do bem e necessitam de ajuda para se reerguer”, disse. O reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, também ressaltou a importância da solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
A Fábrica Escola funcionará na avenida Dom Manoel, no Centro da Capital, com inauguração prevista para 3 de abril. A sede, cedida pela Fundação Deusmar Queirós, passa atualmente por reforma e adaptação para receber o projeto.
Fonte: TJCE