Tribunal baiano publica edital de concurso para roteirista

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) publicou, nesta segunda-feira (15/7), edital do concurso, voltado para a área de publicidade, para a criação de roteiros com o tema Conciliação e Mediação de Conflitos. O principal objetivo é valorizar a produção intelectual local e fomentar o desenvolvimento de novas abordagens de comunicação para o assunto, que é prioridade do Judiciário baiano.

Alinhado com a Resolução nº 85 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê o estímulo à participação da sociedade no debate e na formulação de políticas públicas de comunicação que envolvam os direitos do cidadão, o projeto tem a intenção de provocar o pensamento crítico e o comportamento ativista de jovens roteiristas sobre as ações do Judiciário. “É uma forma de inserir os assuntos do Judiciário no universo dos estudantes de comunicação, que serão os futuros formadores de opinião”, destaca David Lobo, assessor de comunicação do TJBA e membro do Sistema de Comunicação do Judiciário do CNJ (Sicjus).

O concurso, que conta com o apoio da Rede Bahia de Televisão, do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro) e com Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), será totalmente realizado pela internet e vai selecionar 10 roteiros. A proposta classificada em primeiro lugar será encaminhada à JUSTV, onde o autor contará toda equipe de produção para a execução da obra. Os roteiros classificados entre a 2ª e a 10ª colocação farão jus a um diploma de Honra ao Mérito.

O concurso é destinado apenas a alunos dos cursos de Comunicação Social e Artes em todas as suas habilitações (Cinema e Vídeo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV, etc.) de instituições de ensino superior da Bahia. Não há premiação em dinheiro. Serão avaliados a criatividade, o argumento, a construção e o desenvolvimento dos personagens, a ideia central do roteiro e a relevância da mensagem. A comissão julgadora será composta por profissionais das áreas de publicidade, audiovisual e direito.

Inscrições – Os interessados em participar do concurso devem preencher o formulário eletrônico que estará disponível, a partir de quarta-feira (17/7), nos portais www.tjba.jus.br e www.justv.tv.br. Cada concorrente poderá inscrever um único roteiro com duração máxima de 30 segundos, com versão para 15 segundos. A JUSTV, instituída pelo TJBA, não tem fins lucrativos e atua pela promoção e disseminação das políticas públicas do Judiciário. Situado na sede do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o canal de comunicação da Justiça baiana está sob a coordenação da Assessoria de Comunicação Social do TJBA.

Fonte: TJBA