O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou, até a última terça-feira (13/8), o recadastramento biométrico de 95.227 eleitores da capital, o que representa 51,67% dos votantes de Boa Vista. Mais de 90 mil pessoas ainda precisam ir aos postos de atendimento para fazer o procedimento, que possibilitará a realização de eleições mais seguras e eficientes, por meio de identificação por foto e digitais.
A meta do TRE-RR é conseguir concluir a biometria na capital até 30 de setembro, por isso, o eleitor deve se dirigir o quanto antes à 1ª Zona Eleitoral ou à 5ª Zona Eleitoral. O atendimento ocorre de 8h às 18h. Atualmente, a capacidade diária de atendimento em cada Zona Eleitoral é de mil pessoas, ou seja, 2 mil senhas estão sendo distribuídas por dia. A média atual de atendimentos diários, cerca de 1,3 mil pessoas, ainda está abaixo do esperado.
“Estamos praticamente sem ocorrência de filas e o sistema está funcionando bem, o que facilita a vida do eleitor, que não precisa esperar mais de 20 minutos para ser atendido. No entanto, no mês de setembro, essa demanda com certeza vai crescer bastante. Por isso, já estamos buscando formas de ampliar nosso atendimento”, destacou Marcelo Alt, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR.
Quaro fases – Para fazer o recadastramento eleitoral biométrico basta levar RG, comprovante de residência atualizado e título de eleitor, que será substituído por um novo. O procedimento é dividido em quatro frases: atualização dos dados biográficos, como endereço, filiação e escolha do local mais próximo e cômodo para votar; digitalização da assinatura do eleitor; fotografia; e coleta das digitais dos 10 dedos. Após cumprir todas as etapas, o eleitor recebe o novo título na hora.
Buscando organizar a demanda de eleitores nas Zonas Eleitorais, o TRE-RR está fazendo convocação por bairros. No mês de agosto, os 39.830 eleitores dos bairros Buritis, Jardim Floresta, Liberdade, Pricumã, Asa Branca, Caimbé, Jardim Tropical, Jardim Olímpico e Tancredo Neves devem fazer o recadastramento. Em setembro, 19 outros bairros serão convocados, o que não impede que qualquer cidadão possa se dirigir aos postos de atendimento.
Fonte: TRE-RR