O Fórum de Brazlândia, no Distrito Federal, recebeu nesta quarta-feira (18/9), a visita do Projeto Cão-Guia, uma das atrações mais esperadas da 4ª Diversidarte, evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por meio do Núcleo de Inclusão. O objetivo é promover a inclusão social de pessoas com deficiência e comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.
O Projeto Cão-Guia de Cegos do Distrito Federal foi idealizado sobre os princípios da igualdade física e da reintegração da pessoa com deficiência visual à sociedade, nos setores econômico e educativo, fornecendo locomoção segura por meio do cão-guia, além de qualidade de vida. O projeto sai da esfera de sistemas compensatórios que hoje imperam no mercado social.
As turmas capacitam utilizadores de cães-guia residentes no Distrito Federal. Já foram distribuídos 26 animais para o DF e 14 para outras unidades da Federação: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte. Quarenta pessoas com diversos tipos de deficiências visuais já foram beneficiadas com as ações do projeto.
Fonte: TJDFT