Ação de apoio ao aleitamento materno do TJDFT é reconhecida pelo governo federal

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) recebeu, na sexta-feira (25/10), por meio do Programa Materno-Infantil do TJDFT – PRO-AMI, uma placa de reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho de apoio ao aleitamento materno infantil, durante a 2ª Semana Distrital de Saúde da Criança, em Brasília. Os berçários do Tribunal e do Palácio do Buriti foram os primeiros a receber a placa de apoio à causa em todo país.

No berçário do TJDFT, no Fórum de Brasília, há uma sala de amamentação equipada para que as mães possam amamentar seus filhos com qualidade ou, até mesmo, armazenar ou doar o leite materno, se desejarem. O tribunal oferece, ainda, transporte para mães. Além disso, a corte distrital participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno e realiza periodicamente palestras de orientação sobre a importância da amamentação.

Segundo a coordenadora do PRO-AMI, Alessandra Salomão, um dos objetivos do berçário é proporcionar um ambiente de qualidade para que a mãe, ao voltar ao trabalho, possa amamentar seu filho. “O leite materno, além de prevenir doenças, fortalece o vínculo entre mãe e filho. É um momento em que a criança se sente única e amada”, ressalta.

A coordenadora do PRO-AMI recebeu a placa das mãos da coordenadora de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro. A pedagoga do berçário do Fórum de Brasília, Sara Ramos Wense, também estava presente no evento.

O TJDFT possui dois berçários, um no Fórum de Brasília, Nossa Senhora da Conceição, e outro no Fórum de Taguatinga, Nossa Senhora Aparecida. Ao todo, são 85 crianças, entre 6 meses e 1 ano e 2 meses de idade, sendo 70 no berçário de Brasília e 15 no de Taguatinga. Os berçários integram o PRO-AMI, programa de qualidade de vida direcionado aos filhos dos magistrados e dos servidores, e funcionam conforme a Portaria Conjunta GPR nº 616.

Fonte: TJDFT