Na manhã desta quarta-feira (4/12), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizou o 1º Curso de Noções Básicas de Conciliação para representantes de empresas. As aulas foram ministradas pela instrutora em mediação Adriana Accioly Gomes Massa, do Setor de Capacitação e Aperfeiçoamento da 2ª Vice-presidência do tribunal. A primeira turma foi composta por advogados e representantes do Banco Itaú Unibanco.
Em sua exposição, Adriana discorreu sobre métodos, teorias e técnicas que auxiliam no desempenho da mediação e conciliação de conflitos. “O objetivo do curso é transmitir o conhecimento a todos os envolvidos, direta ou indiretamente na conciliação para buscar melhorar o desempenho e a qualidade das conciliações”, explicou.
Elaine Dias dos Santos, advogada do Banco Itaú que participou do curso, disse que a iniciativa vem para “alinhar as expectativas do Judiciário e do banco na busca comum pela solução de conflitos amigavelmente”. Ailton dos Santos Azevedo, outro participante do curso, considerou a capacitação bastante válida. “É importante para colocarmos em prática, a partir de uma base, o conhecimento que trará caminhos efetivos para o acordo e a satisfação das partes”, observou. Para a participante Indiamara de Oliveira Pires, é importante ter acesso às técnicas e etapas de uma conciliação “para haver mais eficiência nos resultados”.
Facilitadores – O curso foi realizado em conformidade com a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem a finalidade de sensibilizar representantes de empresas para a conciliação. O objetivo é que eles se tornem facilitadores da solução consensual de controvérsias. A presidente do Nupemec, desembargadora Dulce Maria Cecconi, foi representada no curso pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-presidência do TJPR Helder Taguchi.
Fonte: TJPR