Tribunal de Justiça gaúcho lança campanha Viagem Tranquila

Compartilhe

Lançada em dezembro, a campanha Viagem Tranquila da Corregedoria-Geral da Justiça tem o objetivo de informar  pais e responsáveis, por meio de folders e cartazes, sobre os documentos a serem portados por crianças e adolescentes em deslocamentos pelo país e exterior. No material, são informados os procedimentos para viagens nacionais e internacionais e como solicitar autorização judicial, nos casos necessários.

Os cartazes da campanha estarão disponíveis nas rodoviárias estaduais, aeroportos e foros do estado, bem como em alguns pontos de maior circulação. O lançamento foi realizado pelo coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), juiz corregedor Roberto Carvalho Fraga.

O material tem como propósito proteger as crianças e adolescentes e tentar eliminar a cultura de que apenas em viagens de avião as crianças precisam de autorização. “Os pais precisam saber quais documentos portar para que seus filhos possam viajar com tranquilidade e segurança, ainda mais na ocasião das férias escolares”, justificou o magistrado.

Para o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, juiz Cláudio Luiz Martinewski, o objetivo de garantir a segurança das crianças e adolescentes terá sucesso, pois com a distribuição dos folders e cartazes, o projeto incentivará que cada vez mais crianças tenham carteira de identidade. O juiz Marcelo Mairon Rodrigues, titular do 2ª Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, frisou que, com os cartazes, além de todas as vantagens, as empresas de viagens ganharão respaldo para cumprir a lei.

Fonte: TJRS