Justiça potiguar investe em parque tecnológico para receber PJe

Compartilhe

Com novos computadores e estrutura de rede ampliada, com uma maior velocidade de conexão, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) aprimora seu parque tecnológico para viabilizar a melhor implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ao todo, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) conta com um orçamento de R$ 18,6 milhões para investimento e custeio em 2014.

Neste ano, o TJRN adquiriu 1.250 computadores novos, que se somam a outros 641 equipamentos doados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o momento, 950 deles foram distribuídos, com ênfase nas unidades que já receberam o PJe e nas que deverão recebê-lo a curto prazo. Computadores mais antigos passarão por uma atualização, recebendo novas peças, e serão reaproveitados, completando assim a renovação integral das máquinas.

Além dos computadores, foram adquiridas 330 impressoras, que deverão ser distribuídas a partir de julho, e 400 escâneres para digitalização dos processos. De acordo com o diretor do Departamento de Infraestrutura e Suporte, Francisco Sales de Lima Filho, os recursos também são destinados a investimento em data center, redes e conectividade, além de melhores equipamentos e serviços para o usuário final, a chamada microinformática.

Certificados digitais – Outro reforço importante foi a doação de 2.500 certificados digitais pelo CNJ. A identidade digital do servidor do Poder Judiciário é requisito indispensável para uso do PJe, além de garantir a autenticidade do usuário junto a Receita Federal e a bancos, por exemplo. Até agora, 800 certificados já foram distribuídos para magistrados e servidores e a meta é chegar a 1.700 até agosto.

Outra medida efetivada pela Setic para a renovação do parque tecnológico e implantação do PJe são as inspeções técnicas que estão sendo feitas nas unidades para instalação do novo sistema de peticionamento e tramitação processual. De acordo com o chefe de divisão de Suporte, Patrick Alverga, cerca de 130 das 225 unidades judiciárias já passaram pelo procedimento e estão prontas para receber o PJe. Na inspeção são feitas verificação de máquinas, instalação de software, revisão de rede e outros processos.

Fonte: TJRN