No mês de agosto, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília (Cejusc JEC/BSB) realizou 98 acordos e arrecadou R$ 193.154,40. Localizado no Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes, o centro realiza conciliações diariamente por meio do Pauta Específica, projeto que atende ao fundamento da conciliação que norteia os Juizados Especiais Cíveis e colabora com a pacificação social. Entre as ações estão a concentração das audiências em dias específicos do mês e a realização do curso de prepostos.
Nos Juizados Especiais Cíveis, são resolvidas causas menos complexas, de forma mais rápida e simples, sem despesas e sempre buscando a realização de acordo. Quando não há consenso, a causa é decidida pelo juiz.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília é coordenado pelo juiz Ricardo Faustini e vinculado à 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do DF.
Fonte: TJDFT