Mais de 300 casais já se inscreveram para o casamento comunitário que a 2ª Vara da Família de Imperatriz promove no dia 30 de outubro, a partir das a partir das 17h, na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Recanto Universitário. As inscrições, que terminam no próximo dia 20, podem ser feitas no fórum da cidade, no próoprio Cras e nos 1º e 2º cartórios da comarca.
As informações constam de portaria assinada pelo juiz titular da Vara, Adolfo Pires da Fonseca Neto, que comandará a cerimônia. Magistrados da comarca devem auxiliar na celebração.
Segundo a portaria, o evento tem por objetivo “atender, preferencialmente, pessoas que se declararem pobres na forma da lei e que já convivam em união estável”. Todos os atos essenciais à realização do casamento são gratuitos. Ainda de acordo com o documento, o Edital de Proclamas será publicado no Diário da Justiça Eletrônico do do Maranhão sem ônus para os noivos.
A depender da expectativa do juiz da 2ª Vara da Família, a festa será boa. O magistrado espera celebrar o matrimônio de 500 a 800 casais. Para isso, a vara conta com a parceria da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Caberá ao órgão disponibilizar a estrutura para o evento.
Carentes – Mais de 30 mil casais da capital e das comarcas do interior do Maranhão já foram beneficiados pelo projeto de Casamentos Comunitários instituído pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA). Inaugurado em 1999, o projeto tem por objetivo viabilizar a união de casais carentes sem ônus para os nubentes.
Fonte: CGJ-MA